• Ornithos Escola



    bannerobsvirtual

    Câmera ao vivo mostra um alimentador para aves da Mata Atlântica

    LIVE CAM

  • Grupo no Face

    facelogo1

    Ornithos Escola no Facebook
  • Quem está Online

    2 visitantes online agora
    0 visitantes, 2 bots, 0 membros

» Como Observar

A observação de aves é uma atividade que requer pouco investimento. O material básico para a iniciação à prática da observação amadora de aves é acessível a qualquer pessoa.

As aves são animais relativamente fáceis de observar e sempre despertaram o interesse de pesquisadores, artistas e amadores do mundo todo, assim há vasta informação disponível sobre elas.

Abaixo listamos algumas técnicas e equipamentos utilizados na observação de aves.

 

- Vestuário:

 

vestuario

 

Utilize roupas leves e confortáveis.

 

Dê preferência para cores discretas e que se  confundam com a vegetação.

 

Cores muito vivas denunciam sua presença e podem assustar as aves.

 

Sempre use boné ou chapéu.

 

Escolha calçados com boa aderência e se possível com cano alto.

- Mochila:

Procure pelas impermeáveis, nela você poderá carregar capa-de-chuva, caderno-de-campo, guia-de-campo, repelente, protetor solar, garrafa d’água, lanche-de-trilha, etc.

mochilainside

 

 

- Binóculos:

 

O binóculo é uma das principais ferramentas do observador de aves pois permite ampliar seu alcance visual, possibilitando a observação de detalhes e características importantes para a correta identificação das espécies.

binoculos

Recomenda-se modelos distintos de binóculo conforme o ambiente da observação:

 

  • Ambientes de Mata – binóculos com aumento entre 7 e 8 vezes – Ex. : 7×20, 7×30, 8×35*.

 

  • Ambientes Abertos – binóculos com aumento entre 10 e 20 vezes – Ex.: 10×50, 20×40*.

 

*Perceba que em 7×20 o número 7 representa quantas vezes o binóculo aumenta a imagem. O número 20 por sua vez refere-se ao diâmetro da lente em milímetros (neste caso, 20 milímetros). Quanto maior o diâmetro mais luminosa é a lente, proporcionando maior nitidez.

 

- Lunetas:

 

lunetaA luneta é utilizada em ambientes abertos e em casos específicos como a observação de uma ave distante ou para o monitoramento de ninhos ou espécies de aves durante um período prolongado.

Para tanto faz-se necessário a utilização de um tripé para mantê-la firme.

Oferecem aumento entre 20 e 60 vezes.

- Máquinas Fotográficas & Filmadoras:

fotografica

 

A tecnologia está muito avançada na produção de câmeras e uma grande variedade de opções podem em lentes podem ser encontradas no comércio. Uma boa foto ou filme pode ajudar muito na identificação de aves mostrando detalhes que nos passaram despercebidos.

filmadora

Vale lembrar que as aves são seres extremamente ágeis e, no caso de ambientes florestados, nem sempre são visualizadas em locais com luminosidade suficiente para a fotografia. Portanto, este recurso deve ser utilizado como forma secundária, não eliminando o uso do binóculo.

- Gravador:

gravadores

Frequentemente escutamos as aves antes mesmo de vê-las, e em muitos casos nem sequer as vemos, apenas as ouvimos. A utilização de um gravador portátil pode ser muito útil nessas ocasiões, pois gravando a vocalização das aves é possível identificar as espécies mais tarde.

 

Gravando o canto de uma ave escondida na floresta.

 Após a gravação da vocalização da ave o gravador pode ser usado para repetir o som e atrair a espécie em questão. A essa prática damos o nome de “playback”, palavra originária do inglês que significa “tocar de volta” (play=tocar – back=de volta).

As aves, na maioria das vezes os machos, cantam geralmente para atrair seus parceiros ou para mostrar às outras aves que aquele é seu território. Sendo assim, quando ela ouve uma voz de outro indivíduo da mesma espécie (ou sua própria voz gravada), a tendência é que essa ave inicie um comportamento agitado e aproxime-se para defender seu território.

Desta forma, aquela ave que estava fora da visão do observador, agora torna-se mais ativa e fácil de avistar.

Porém esta técnica deve ser usada por um guia experiente, pois seu uso indiscriminado pode ser estressante  para a ave.

 

 Guia do Observador de Aves:

Counters

Fatbirder's Top 1000 Birding Websites