• Ornithos Escola



    bannerobsvirtual

    Câmera ao vivo mostra um alimentador para aves da Mata Atlântica

    LIVE CAM

  • Grupo no Face

    facelogo1

    Ornithos Escola no Facebook
  • Quem está Online

    2 visitantes online agora
    1 visitantes, 1 bots, 0 membros

» Jardineiros da Natureza

Por Wiliam R. Lernerneier

A expressão “jardineiros da natureza”, é utilizada para espécies da fauna que de certa forma ajudam na recuperação das florestas.

gralhaazul

Muitos animais disseminam nas florestas sementes que posteriormente veem a germinar. Esses jardineiros não se restringem às aves, podendo também ser mamíferos, insetos e tantos outros. De certa forma, todos animais direta ou indiretamente executam essa função. Seja pelos sub-produtos de seus excrementos que “adubam” o solo; ou de forma ativa (zoocoria) em que são chamados dispersores. Estudos revelam que 80% das espécies de árvores que produzem frutos têm suas sementes dispersadas por animais. Esse processo é fundamental para a renovação das florestas bem como para a agricultura.

abelhaflor

Estudos realizados na França (INRA), indicam que 35% da produção mundial de alimentos dependem dos insetos polinizadores. Exemplo são as abelhas que chegam a polinizar até 90 tipos de plantas. Mas o seu desaparecimento em algumas regiões, sobretudo nos EUA, está gerando preocupação nos pesquisadores.

 

Um exemplo de mamífero jardineiro é a Cuíca, parente distante do canguru são capazes de percorrer 500 metros por noite na mata disseminando sementes de gabiroba em seu habitat. As vezes é confundido com o gambá.

Cuíca (Marmosa paraguayana) Foto: Tiago Machado de Souza

A Ave Símbolo do Paraná, a gralha azul, quebra a pinha em busca do pinhão. Porém, boa parte dele cai no solo dando origem a novas araucárias. Por isso, a preservação desta espécie de ave é muito importante no sentido de repovoar a região do sul e sudeste do Brasil, já que o desmatamento está colocando em risco o Pinheiro-do-Paraná.

 

No que se refere aos crustáceos, os caranguejos encontrados nos manguezais fazem sua parte, pois ao cavar seus “buracos” ajudam na aeração do solo, dando assim a possibilidade de espécies vegetais características desse ecossistema costeiro se desenvolverem.

manguezal1  manguezal2

 

 

Dos Jardineiros da natureza o beija-flor é o mais “badalado” entre os observadores de aves. Destreza, agilidade e a rapidez com que visita várias flores durante seus voos os tornam peça fundamental da proliferação de outras espécies no habitat.

 

Os morcegos, principalmente os frutígeros, são campeões em liberar sementes em vários locais. Por se deslocar em lugares de difícil acesso e defecar as sementes em pleno vôo, consegue levar outras espécies de árvores a lugares bem diferentes.

Counters

Fatbirder's Top 1000 Birding Websites