• Translate


  • Recomendar no Facebook

  • facebook1

  • bannerescola

» Exposições

As exposições do 2º Encontro Ornithos de Observadores de Aves serão abertas ao público.

 

Birgitte Tümmler

Artista visual, ilustradora e curadora

Nascida em Copenhague, vive atualmente em Curitiba. Frequentou a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, foi espeleóloga, atuou na arqueologia paranaense; trilheira, ativista indigenista. Atua fortemente como artista da natureza, retratando a fauna e flora brasileiras, bem como aspectos da cultura indígena e popular brasileira e mundial, buscando usar a arte como forma de conscientização, preservação e encantamento aos valores naturais da Terra em técnicas variadas, desde a acrílica à caneta esferográfica, esta última com destaque. Ao longo dos anos, fez uma dezena de exposições individuais, teve participação em exposições coletivas, algumas com fundo social e preservacionista, a nivel nacional e internacional; é membro do Grupo ABUN (Artists & Biologists Unite for Nature); executou varias ilustrações entre elas as que compõem o livro “Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná”; na curadoria de várias mostras e atualmente é curadora do Quintana Gastronomia em Curitiba; também promoveu workshops e atelieres, bem como palestras relacionadas às artes.

Para esta exposição no 2º Encontro Ornithos de Observadores de Aves, a artista traz uma coleção de 22 trabalhos de aves, de diferentes partes do mundo mas em sua maioria das Américas, sendo 16 na técnica da esferográfica e 6 em acrílica, em diferentes tamanhos. E com o título da exposição “BirdDBir” faz a brincadeira com o apelido pelo qual é conhecida entre os amigos e a palavra inglesa Bird (pássaro). O objetivo de Birgitte é fazer com que esta coleção cresça continuamente e sensibilize para a preservação da fauna.

A exposição de Birgitte Tummler permanece no Hotel Camboa até Janeiro de 2019.

Para conhecer seus trabalhos: http://birgittetummler.blogspot.com.br/ 

           facebook:  Birgitte Tümmler – Kunst /Art /Arte

 

 

Maria da Penha Passos

Artista Plástica autodidata e ilustradora Científica

Compõe sua formação: Escola Nacional de Música / UFRJ, Curso Técnico de Desenho de Arquitetura SENAI/RJ, Introdução a História da Arte Acidental Casa Rui Barbosa /RJ, Curso de Ilustração Botânica CIBP .Especialização em Ilustração Botânica pela Society of Botanical Artists –SBA Londres, RU. Curso de Iridescência em aquarela com o prof Dr Marcos A.S.Silva  Feraz.

 Como ilustradora científica desenvolve trabalhos para área acadêmica Faz parte do corpo docente do Centro de Ilustração Botânica do Paraná.(CIBP) Participou de várias exposições nacionais e internacionais com premiações – Primeiro lugar no Iº Salão de artes do MERCOSUL (2000) (SC) – Primeiro lugar no IX Concurso Nacional Margaret Mee (2001) (RJ) – Selecionada na Focus On Nature X (2008) – Premiada  pelo Jury Award no Focus On XI (2010) –  Obra integrante do acervo do  New  York  State  Museum (Albany) – Selecionada Focus On Nature XII (2012 ) – 

Focus On Nature XIII(2014) .

 Com obra exposta na Natural  History Illustration Exhibition  no New York State Museum – Albany  New York EUA. Selecionada como artista residente no Programa COM.EN.ART  Artist- in- Residency Program/ Huyck Preserve (New York).    
Obras publicadas nos livros: Árvores Históricas na Paisagem de Curitiba, “Parque Nacional do Iguaçu Patrimônio Nacional da Humanidade” “ Ilustre Cerrado”-  Catálogo da IIIª Exposição Nacional de Ilustração Cientifica (Brasília);
Catálogo do FON X Natural History Illustration.

 

Counters

EarthCam Top 10 Winner Fatbirder's Top 1000 Birding Websites