Resultado da 4ª Jornada Ornithos de Observação de Aves
Durante os dias 25 e 26 de Abril realizamos a 4ª Jornada Ornithos de Observação de aves!
Agradecemos aos participantes Rafael Valoto, Kelly Zanetti, Pedro Silva, Adolf Kruger, Renato Rocha, Cida Marinho, Carlos do Rosário, Denilson Fuchs, Roberto Cirino.
Agradecimento especial ao amigo Sergio Messias que encontramos no caminho e nos indicou a localização do Pinto-do-mato (Hylopezus nattereri).
No 1º dia da 4ª Jornada Ornithos os participantes aproveitaram o grande movimento de aves nos comedouros da sede do projeto Ornithos. Entre as aves que apareceram estavam jacuaçus (Penelope obscura), aracuãs (Ortalis guttata), pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens), guaxes (Cacius haemorrhous), sanhaçus-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera), saíras-sete-cores (Tangara seledon), saíras-militar (Tangara cyanocephala), tiês-sangue (Ramphocelus bresilius), entre outros.
Seguimos para a Estrada da Graciosa e fomos até o alto da serra para observar espécies de altitude. No caminho um tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) cruzou a estrada e logo adiante paramos para observar uma maria-preta-de-garganta-vermelha (Knipolegus nigerrimus) que caçava insetos na beira da estrada.
Chegando ao alto da serra fomos recepcionados pela borralhara-assobiadora (Mackenziaena leachii) que vocalizava na borda da floresta, um pouco distante de nossas lentes.
Mas para compensar o matracão (Batara cinerea) não se fez de difícil e até nos acompanhou em alguns trechos do caminho.
Ainda encontramos várias outras espécies como a choquinha-carijó (Drymophila malura), trovoada-de-bertoni (Drymophila rubricollis), catraca (Hemitriccus obsoletus), tapaculo-preto (Scytalopus speluncae) e ouvimos o entufado (Merulaxis ater), arapongas (Procnias nudicolis) e estalinho (Philloscartes difficilis) entre outra espécies.
Descemos a serra para almoçar em Morretes e a tarde fomos procurar espécies na parte baixa. Arapaçus-rajados ( Xiphorhynchus fuscus), pula-pula (Basileuterus culicivorus), pula-pula-ribeirinho (Phaeothlypis rivularis) e chocão-carijó (Hypoedaleus guttatus) foram algumas das espécies avistadas.
Na penumbra da mata localizamos um tangará (Chiroxiphia caudata) que decidiu tomar um banho enquanto observávamos. Assistam ao vídeo acima. Selecionem a qualidade da imagem para 1080p
Encerramos o dia por volta das 17h30 e voltamos a nos reunir para uma saída noturna onde encontramos a corujinha-do-mato (Megascops choliba) que se aproximou bastante, e numa torre encontramos uma coruja-de-igreja (Tyto alba) com um filhotão bastante escandaloso.
Depois de uma boa noite de descanso iniciamos o 2º dia da Jornada Ornithos com um excelente café-da-manhã no Hotel Camboa de Antonina, onde aproveitamos para observar, entre a forte neblina, algumas aves da baía.
Seguimos para uma região onde se encontram manguezal, restinga e mata atlântica. Muitas saíras esperavam por nós. Também observamos bico-virado-miúdo (Xenops minutus), trovoada (Drymophila ferriginea), pintadinho (Drymophila squamata), garrinchão-de-bico-grande (Cantorchilus longirostris), bico-assovelado (Ramphocaenus melanurus) e barbudo-rajado (Malacoptila striata).
Logo após a pausa para almoço seguimos até alguns brejos da região para ver o bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris). No mesmo brejo vimos uma saracura-sanã (Pardirallus nigricans) e ouvimos a sanã-parda (Laterallus melanophaius).
Logo depois fomos até o Caminho do Itupava fotografar beija-flores na casa do amigo Carlito e para encerrar a jornada um araçari-poca (Selenidera maculirostris) marcou presença e ficou alimentando-se em um palmito-jussara até que fossemos embora.
Muitas outras espécies foram vistas e/ou ouvidas durante a 4ª Jornada Ornithos. Veja a lista completa aqui – checklist
A 5ª Jornada Ornithos será nos dias 20 e 21 de Jullho. Em breve maiores informações.
Acompanhe as atualizações do evento no facebook
Nenhum comentário