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» Projeto Ornithos: Atividades Desenvolvidas pelo Projeto

6.1 – Observação de Aves

A atividade de observação de aves, mais conhecida como “Birdwatching”, ou simplesmente “Birding”, pode ser definida como um passeio ecoturismo que tem como objetivo avistar aves em seu ambiente natural.

Considerada uma atividade de baixo impacto, é praticada por público de alto grau de consciência ambiental, representando uma forma de turismo sustentável e colaboradora da luta para a preservação das espécies e ambientes em que elas habitam.

Segundo um artigo publicado no site do Inema, a prática é extremamente desenvolvida e popular em países da América do Norte, Europa, Japão e Austrália e, segundo pesquisas recentes, somente nos Estados Unidos, existem cerca de 46 milhões de “birdwatchers”, movimentando uma quantia estimada de U$ 83 bilhões por ano. Sendo esta atividade potencializada na América do Sul, devido ao grande número de espécies, sendo a Colômbia, Peru e Brasil os três países com maior número de espécies no mundo, respectivamente. O Brasil possui 1822 espécies registradas, segundo a Lista de Aves do Brasil de 2008, organizada pelo CBRO – Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, sendo 232 endêmicas, ou seja, não podem ser vistas em nenhum outro lugar do mundo.

No Paraná, essa prática ainda é pouco difundida, mas já existem algumas empresas elaborando e oferecendo roteiros específicos para o “Birding”. Além da iniciativa do PROJETO ORNITHOS, que através do site www.ornithos.com.br, transmite ao vivo de Morretes espécies da nossa Mata Atlântica para milhares de observadores do mundo todo, bem como câmeras instaladas em Ubatuba/SP e Reserva de Buenaventura no Equador.

6.2 – Trabalhos de Educação Ambiental

A Educação Ambiental atua como ferramenta de inserção e participação do cidadão em projetos. É fundamental trazer a informação, refletir e criar condições de perceber o importante papel do homem no equilíbrio ambiental, indo desde o indivíduo à coletividade, objetivando aplicar os princípios e práticas sustentáveis.

A Política Nacional de Educação Ambiental define “educação ambiental” como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

O PROJETO ORNITHOS visa transcender a prática do “Birding” por meio do conhecimento aplicado em atividades de educação ambiental nas escolas regionais e incentivo à pesquisa científica de universidades e instituições. A atividade de educação ambiental nas escolas objetiva difundir informações sobre o bioma da Mata Atlântica, apresentando ao aluno atividades orientadas com temas específicos e relevantes à questão ambiental, com apoio da prática de observação e participação de profissionais habilitados conforme o tema programado. A atividade sustentada de incentivo à pesquisa científica, além de enriquecer o acervo de espécies catalogadas, agrega conhecimentos científico e prático na formação de estudantes.

A educação ambiental do PROJETO ORNITHOS contribuirá para a formação do indivíduo conscientizado, visando proporcionar a sensibilização e melhoria da percepção ambiental, criando condições para valorar o respeito da relação antrópica com o meio natural e a importância da conservação da biodiversidade.

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Projeto de Educação Ornithos na Escola

 

6.3 – Parceiros do Projeto

 

O PROJETO ORNITHOS conta ainda com o apoio de grandes ONGs ligadas à conservação, como a World Land Trust (www.worldlandtrust.org). Dentro da sua legião de seguidores e entusiastas, estão nomes como Sir David Attenborough, considerado por muitos o maior contribuinte para o entendimento publico da ecologia no mundo, produzindo mais de 60 filmes e 40 livros sobre biodiversidade e história Natural.

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6.4 – Tratamento de efluentes por zona de raiz

 

Visando um tratamento eficiente e com finalidades sustentáveis do efluente a ser gerado por este empreendimento, foi idealizado um projeto de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) através do método de Zona de Raízes, seguindo a lógica do biofiltro (pedra brita/conchas e areia), com mais um filtro auxiliar composto por plantas, cuja principal função é a introdução de oxigênio no sistema. Esta etapa será a grande responsável por parcela significativa na redução dos poluentes presentes no efluente.

ETE ETE2

ETE águas negras  / ETE águas cinzas

 

 Dentre os principais fatores para a escolha deste método de tratamento estão:

 

  • Evitar a contaminação do solo por efluente não tratado, que pode conter agentes patogênicos, ovos e cistos de verminoses, que influenciam negativamente;
  • Evitar a contaminação de mananciais e lençóis freáticos com o despejo inadequado de líquido com potencial poluidor;
  • Conscientizar a comunidade, em relação aos cuidados para com a qualidade do efluente tratado que sai da estação de tratamento de esgoto e deságua nos leitos dos rios;
  • Integrar o sistema de tratamento de esgoto com a paisagem local, utilizando plantas nativas em Áreas de Proteção Ambiental, e plantas com potencial paisagístico, em áreas da zona urbana;
  • Incluir o sistema de tratamento de esgoto como um elemento estático integrado;
  • Utilização de instrumentos naturais, conscientizando para soluções mais sustentáveis e de baixo custo;

 

  1. Introdução
  2. Objetivo
  3. Aspectos Legais
  4. Aspectos Técnicos
  5. Apresentação do Projeto
  6. Atividades Desenvolvidas pelo Projeto
  7. Abrangência do Projeto Ornithos
  8. Benefícios Gerados pelo Projeto Ornithos
  9. Conclusões e Considerações Finais

 

REALIZAÇÂO:

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