Quem somos
O site Ornithos foi criado por Luciano Breves e transmite images ao vivo de alimentadores de aves no Brasil. A “Live Cam 1” é a primeira câmera a transmitir ao vivo em sistema de “streaming” no Brasil.
Nascido no Brasil, Luciano vive hoje no Estado do Paraná. Com formação em comunicação e propaganda, seu interesse por aves o inspirou a tornar-se um cinegrafista da vida silvestre:
“Acho que realmente começou quando eu tinha 3 anos de idade. O cachorro da família pegou um bem-te-vi e meu pai resgatou a ave. Tentando salvar o bem-te-vi, ele deu-lhe um pouco de água fazendo-a escorrer por sua mão em concha para o bico da ave. Eu nunca esqueci daquela cena e desde então tenho observado as aves.”
Enquanto cursava a faculdade de Comunicação Luciano afastou-se da vida silvestre por um tempo, mas, em 1997 ele fez uma viagem de carro pelo Brasil, que reacendeu seu entusiasmo.
“Eu vi as florestas sendo queimadas e a vida silvestre que pensei que encontraria não estava mais lá. Então pensei que alguém deveria mostrar as belezas que estávamos perdendo e decidi começar a filmá-las.”
A ideia da câmera ao vivo veio em 1999, quando Luciano procurava uma forma de monitorar áreas de preservação em tempo real e sem a interferência da presença humana.
“Em 2008 nos mudamos para Morretes, no Paraná, para ficar mais próximo do foco do meu trabalho: Os remanescentes da Mata Atlântica e sua fauna. Como de costume montei um comedouro para atrair aves e em pouco tempo um número enorme delas apareceu. Então a ideia da câmera ao vivo voltou… Se eu pudesse mostrar aquelas aves incríveis para o mundo talvez as pessoas se apaixonassem por elas e entendessem a importância da preservação.”
E onde está a câmera que mostra todas essas aves? No quintal de Luciano.
“Atualmente o Projeto Ornithos encontra-se no município de Antonina, uma pequena cidade cercada pela maior área contínua de Floresta Atlântica preservada e onde quero criar um centro de apoio aos observadores.”
O plano de Luciano é proporcionar um centro de informação e suporte a observadores de aves e de educação para crianças sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
Como vocês podem imaginar sempre há dificuldades para se manter um projeto como este e para Luciano o maior desafio são os custos.
“Como é a primeira câmera a transmitir ao vivo no Brasil e mostrar algum tipo de vida silvestre não é fácil encontrar pessoas ou empresas que acreditem na ideia e estejam dispostos a ajudar ou financiar o projeto. Com alguma ajuda tenho certeza que poderíamos fazer e mostrar muito mais.”
Agora Luciano tem duas câmeras em seu jardim para capturar o melhor da atividade das aves. A primeira mostra uma mesa de madeira onde são colocadas frutas para atrair algumas das aves maiores. A segunda mostra um bebedouro para mostrar a variedade de beija-flores da área.
E outras câmeras em parceria – Itamambuca Ecoresort em Ubatuba, São Paulo, Brazil e Nava Friburgo, RJ.
As câmeras de Luciano capturam a biodiversidade da linda Mata Atlântica, incluindo imagens ao vivo de aves como a cambacica, jacuaçu, saíra-sete-cores, saí-verde, bem-te-vi, beija-flor-de-veste-preta, beija-flor-rajado, beija-flor-tesoura e muitos outros. Mas o favorito de Luciano é o tiê-sangue:
“Com sua impressionante plumagem vermelho-sangue é impossível não parar tudo que estiver fazendo pra dar uma boa olhada. Outro de meus favoritos é a rara saíra-sapucaia (Tangara peruviana). E uma família de jacuaçus vindo em uma área já tão urbanizada é sempre uma boa surpresa. Também lembro de uma rara visita de um bico-reto-azul (Heliomaster furcifer) nunca antes registrado na região.”
A Mata Atlântica é uma das regiões de maior biodiversidade do planeta e com muitas espécies endêmicas não encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Infelizmente ela está ameaçada devido a desflorestação causada pelo Homem. E isso vem ocorrendo numa velocidade alarmante.
Ajudem Luciano a melhorar seus projetos e a alcançar mais pessoas ao redor do mundo. Colabore com o Projeto!
Nenhum comentário