Vídeo – Panyptila cayennensis – Andorinhão-estofador.

O andorinhão-estofador é uma ave apodiforme da família Apodidae. Conhecido também como taperá-tesoura, anapuru (sul do Pará) e andorinha-uiriri.

estofador2site

Seu nome significa: do (grego) panu = muito, que excede; e ptilon = asa; e de cayannensis = referente a Caiena na Guiana Francesa. ⇒ (Ave com) asa grande de Caiena ou (ave) de Caiena com asa que excede. Em ornitologia usava-se a palavra cayannensis para designar espécies de origem incerta provavelmente com origem na amazônia.

estofador1site

Mede 13 cm. de comprimento. Representante pequeno, mas robusto de cauda bifurcada, que é, comumente mantida fechada. A plumagem é negro-azulada com garganta e coleira brancas como uma mancha no loro e uma outra ao lado do uropígio.

Voa muito alto e rápido, em círculos, capturando insetos.

Faz um ninho grande (de 60 cm a 1 m) e cilíndrico, de paina aglutinada com bastante saliva, o que o torna quase impermeável. O ninho, utilizado para descansar e para reproduzir-se, tem a entrada por baixo e fica colado com saliva em árvores altas de casca lisa, pendurado sob galhos, ou ainda na face inferior de telhados. Põe 2 ovos brancos.

ninhoVive solitário ou aos pares e caça geralmente sobre a mata alta ou áreas parcialmente florestadas, onde é incomum.
Ocorre na Amazônia e do Pernambuco e Alagoas ao Paraná. Encontrado localmente também do México ao Equador, Colômbia e Peru.

No vídeo abaixo, o casal está dentro do ninho alimentando filhotes. Quando saem do ninho, o primeiro deles arruma a entrada do ninho antes de largar-se em queda livre por um breve instante para depois sair em vôo rápido. Logo é seguido pelo outro indivíduo.

Selecione 1080p HD nas configurações do player para melhor qualidade de imagem.

 

0
Vídeo – Megascops atricapilla – Corujinha-sapo Vídeo – Platyrinchus mystaceus – Patinho

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe um comentário